quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

BOA IDEIA, MAS COM RESSALVAS: CÂMARA DE SOBRAL FARÁ PARCERIA COM DECON

A ideia é boa! Porééémm...


Breve a Câmara Municipal de Sobral deverá firmar parceria com o DECON, órgão de Defesa do Consumidor que integra o Ministério Público do Ceará. O Presidente da casa, vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina, esteve reunido com a Promotora de Justiça Juliana Cronenberg para conversar sobre a ideia.

De início, o presidente da Câmara Municipal de Sobral sinalizou como proposta de ajuda por parte do legislativo a disposição de espaço físico, disponibilização de dois advogados e deu também a ideia da contratação de estagiários cursando a faculdade de Direito para auxiliar nos serviços.

É louvável a ideia da realização de tal parceria, visto que a população realmente necessita desse tipo de serviço e carece de proteção em face das grandes empresas que por vezes lesam seus direitos.


Porém há algumas ressalvas!
  • A Câmara de Sobral atualmente dispõe de dois prédios de grande porte, com um amplo apoio logístico de trabalho e ótima localização, podendo acomodar sem maiores problemas esse ponto de atendimento da parceria a ser realizada. Nada justifica qualquer construção ou aluguel de um local independente;
  • Nossa Casa Legislativa já possui instituída em seu corpo a Comissão de Direito do Consumidor, composta por 5 vereadores; esses auxiliados por 4 assessores cada. Eles não só poderão, como deverão fazer parte dos trabalhos, dispensando maior demanda de pessoal;
  • Além da comissão instituída, a Câmara Municipal já dispõe também de dois advogados e de um procurador legislativo. Não há também necessidade de contratação de outros jurisconsultos para a realização do suporte aos trabalhos.
  • A Prefeitura de Sobral já dispõe de apêndice parecido em sua estrutura há alguns anos. Infelizmente a procura não é tanta. Portanto apesar de importante a parceria, não se manifesta de maneira urgente ao ponto de se despender muitos recursos em sua feita.

Esperamos, por fim, que a parceria seja feita pensando exclusivamente na população de Sobral e que se proceda com a maior economia possível ao erário.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FARRA COM OS CARROS DA CÂMARA MUNICIPAL! ACIDENTES, MULTAS E EMBRIAGUEZ.



♪♫ Você pensa que cachaça é água? ♫♩ 

Amigos, agora todos os limites foram extrapolados! Como se não bastasse a falta de punição com relação aos acidentes envolvendo os carros oficiais da Câmara Municipal, que fazem parte do patrimônio público sobralense, o Blog Tribuna Sobral teve acesso a informações dando conta que entre os anos de 2013 e 2015 foram contabilizadas VÁRIAS multas aplicadas por conta de irregularidades envolvendo os carros oficiais da Câmara Municipal de Sobral. Mas não é só isso! Se tratando de Administração Pública, o correto é que o condutor ou responsável pelo veículo arque com os custos das multas que por ventura venham a ser aplicadas, mas no caso em questão A PRÓPRIA CÂMARA PAGOU MUITAS DAS MULTAS! E pior!!! Pagou em dobro, pois não informou o responsável ou condutor do veículo no momento da infração! É querer realmente brincar com o dinheiro público. Fica realmente instituída de forma vergonhosa a impunidade com relação a essa farra com os carros oficiais da Câmara Municipal.

    
Gold Trend (acidente em fevereiro de 2015)
Mitsubishi Triton (acidente em maio de 2014)

          

E tem mais! Acha que acabou? Ainda dá pra piorar..

Entre as multas aplicadas, já veio uma notificação esse ano a um condutor de um dos veículos da Câmara Municipal de Sobral por  DIRIGIR SOB A INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL.


Fiquem aí pensando nesse caso durante esse pós-carnaval e reflitam MUITO. Será que realmente a Câmara Municipal está representando de maneira digna a população sobralense?
Fica no ar a pergunta.


E fica também o alerta ao Ministério Público, que até o momento tem tomado ações exemplares com relação à moralidade da administração pública sobralense e que confiamos que vai tomar medidas para esclarecer essa questão.

CEARÁ DE LUTO - MARIA JOSÉ SANTOS FERREIRA GOMES



O Governador Camilo Santana decretou luto oficial nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro em razão do falecimento de Dona Maria José Santos Ferreira Gomes, que ocorreu nessa segunda-feira. Nesse período, a bandeira do Ceará deverá ser içada a meio mastro.

Na terça-feira ocorreu sua missa de corpo presente e posterior sepultamento. Estiveram nas cerimônias além de familiares e amigos de Dona Mazé, populares, personalidades e políticos ligados a seus filhos, que possuem influência em nível nacional; no momento estavam presentes Camilo Santana, Izolda Cela, Zezinho Albuquerque, Patrícia Pillar, Clodoveu Arruda, Leônidas Cristino, Mauro Filho e outros amigos da família Ferreira Gomes.

Em tempo, o Blog Tribuna Sobral renova os votos de pesar pela partida de Dona Mazé.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Nota de Falecimento: Dona Maria José Santos Ferreira Gomes



É com profundo pesar que informamos o falecimento de Dona Maria José Santos Ferreira Gomes. 

Dona Mazé, como era carinhosamente chamada, tinha 86 anos e estava hospitalizada há algumas semanas em Fortaleza. Nascida em São Paulo, mudou-se para o Ceará ainda jovem, para viver o matrimônio com o sobralense Dr. José Euclides Ferreira Gomes, ex-prefeito da cidade; dessa união nasceram Cid, Ciro, Ivo, Lia e Lucio.

Dedicou sua vida ao magistério e à caridade, sendo unanimidade de admiração em Sobral, entre pessoas de todas as classes sociais e orientações políticas.

Desejamos força à família para superar a dor da grande perda e resiliência para continuar a clara missão de Dona Mazé nessa vida: conquistar um mundo melhor.

O velório será realizado a partir das 21h na Ethernus, na rua Padre Valdevino, 1688, na Aldeota. Nesta terça-feira (17), missa na Igreja do Menino Deus às 8h, em seguida de enterro no Cemitério São José, no centro.

Descanse em paz, Dona Mazé.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

IMPEACHMENT? VAMOS APRENDER ANTES DE BRAVEJAR

Vão mesmo encarar?


Muito tem se falado nas redes sociais sobre um eventual Impeachment da Presidenta Dilma Roussef, mas infelizmente o que se denota de maneira clara é uma insatisfação eleitoral da outra quase metade de brasileiros que votaram em Aécio Neves, alimentada pelo escândalo de corrupção da Petrobras e inflada por uma série de medidas impopulares tomadas pelo governo do PT logo no início de 2015. Essa parcela da população tem mais voz e mais capacidade de se organizar; e boa parte da outra fatia que elegeu Dilma Roussef, infelizmente só tem vez nas urnas.

Independente do caráter "golpista" ou não dessa articulação visando o Impeachment, há que se quebrar certas desinformações que têm surgido pela rede e que tem levado pessoas a lutar pelo que nem sequer tem conhecimento e por vezes cometer gafes terríveis.

Portanto, para sanar erros cometidos e evitar que outros venham a surgir, colocamos aqui um pequeno manual sobre o Impeachment, com base nos ensinamentos de Fernando Neisser, mestre e bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).


Como funciona um processo de impeachment?

O impeachment é um processo complexo que envolve a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal. Os prazos e regras estão nos artigos 85 e 86 da Constituição Federal e na Lei nº 1.079/1950

Resumidamente o processo tem início por denúncia formulada por qualquer cidadão à Câmara dos Deputados. O Plenário, então, decide se há pertinência para instaurar o processo, decisão que exige o voto de ao menos dois terços dos Deputados Federais. Instaurado o processo, no caso de crime de responsabilidade, encaminha-se a acusação ao Senado Federal e o Presidente da República fica automaticamente afastado do cargo enquanto aguarda o desfecho. O julgamento se dá pelo Plenário do Senado Federal. Para que se conclua pela cassação, também é exigido o voto positivo de ao menos dois terços dos Senadores da República.

No caso de impeachment do Presidente, quem assume o lugar?

De acordo com o artigo 79 da Constituição Federal, em caso de cassação do Presidente da República assume o Vice-Presidente.

Em qual situação o Vice-Presidente também pode sofrer impeachment?

O Vice-Presidente pode sofrer impeachment se, após assumir o cargo de Presidente da República, cometer crime de responsabilidade. Mas não existe propriamente impeachment de Vice-Presidente. O que há é o impeachment do Presidente da República, que pode, no caso, ser um Vice-Presidente que assumiu o mandato. Se o Vice sair, a linha sucessória prevista no artigo 80 da Constituição Federal prevê por ordem: o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Em qual circunstância seria necessário realizar novas eleições?

Isso pode acontecer caso fiquem vagos os cargos do Presidente e do Vice-Presidente, por cassação, morte ou renúncia. Aqui há um tratamento diferenciado, previsto no artigo 81 da Constituição Federal e em seu parágrafo primeiro. Se os cargos ficarem vagos nos dois primeiros anos de mandato, convocam-se novas eleições diretas. Caso isso aconteça durante os dois últimos anos do mandato, há eleição, mas indireta, pelo Congresso Nacional.

Vale lembrar que Dilma Rousseff só poderia ser cassada por um eventual crime cometido no mandato atual, ou seja, a partir de 1 de janeiro de 2015. Mesmo denúncias de quando ela foi ministra ou no mandato de 2010 a 2014 não serviriam como base para o impeachment. O mesmo vale para o Vice-Presidente Michel Temer, que só poderia sofrer impeachment caso cometesse um crime a partir do dia em que virasse presidente. E tudo isso teria que acontecer em até dois anos após o início do mandato.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

APÓS "DURA" DO MINISTÉRIO PÚBLICO, MESA DIRETORA VAI TER QUE MORALIZAR A CÂMARA!


Mais uma da Câmara...

Parece que nossas denúncias no programa "Café, Prosa e Política" deram resultado. Dia 03 de fevereiro, poucos dias depois que tornamos público o absurdo que instituía a Lei Municipal 1436, criando uma série de cargos novos na Câmara Municipal de Sobral (alguns deles ilegais), o Ministério Público solicitou ao Presidente da Casa Legislativa uma série de documentos que envolviam a criação e efetivação dos cargos em questão.

Pois bem, essa semana, após receber orientações do MPCE, a Mesa Diretora se viu na obrigação moral de reduzir os cargos comissionados da Câmara e aumentar o contingente do Concurso Público em planejamento de 18 para 55 vagas.

Mas tem um porém! O MP não pode ditar como a Câmara deveria cortar os custos com cargos comissionados; e aí está o pulo do gato! Os cargos comissionados que o Presidente pretende extinguir não são aqueles recém-criados e que beneficiam diretamente os membros da Mesa Diretora, e sim cargos de assessores parlamentares ligados a todos os vereadores!

A intenção do comando da Câmara é reduzir 3 assessores de cada parlamentar, que já são ligados há dois anos aos vereadores e já conhecem os trabalhos da casa, viabilizando assim os trabalhos individuais de cada um. Isso gerou muita insatisfação e o burburinho nos corredores agora é grande! Cabeças vão rolar.

O fato é que tem vereador por aí revoltado e que pretende ir ao MP saber exatamente qual foi o tom da conversa com o Presidente da Câmara!

Por fim, gostaríamos de demonstrar nossa satisfação pela curva saudável que tomou o rumo da Câmara Municipal depois das denúncias feitas pela TV Tribuna Sobral. Fica a dica à imprensa frouxa sobralense. Olha aí o resultado de uma imprensa que tem coragem de distribuir informação que mexe com privilégios! Teremos mais cargos públicos POR CONCURSO e menos dinheiro jogado PELO RALO (veste a carapuça quem quiser).

E parabéns mais uma vez aos representantes do Ministério Público que atuam em nossa cidade!

BANCO SUÍÇO ACUMULAVA MAIS DE US$ 7 BILHÕES EM DINHEIRO "SECRETO" DE BRASILEIROS

Onde há muros...



O conjunto de dados secretos do HSBC contém informações sobre 5.549 contas bancárias secretas de brasileiros (pessoas físicas ou jurídicas) na Suíça. O saldo total máximo registrado para esses correntistas foi de US$ 7 bilhões. Os proprietários dessas contas não fazem comentários.

Os dados estão sendo analisados para determinar se há ilegalidade nessas operações bancárias ou se os valores foram declarados à Receita Federal do Brasil.

Apesar de a checagem ser relativamente fácil, as autoridades brasileiras ainda não finalizaram o trabalho.

Na América Latina, nacionais de vários países estão na lista do HSBC. Segundo uma compilação do ICIJ, o saldo total máximo mantido nessas contas secretas de latino-americanos ultrapassa US$ 31 bilhões.

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ACARAÚ

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

TRÉGUA ENTRE VEVEU E GILMAR: VITÓRIA PARA A LOCALIDADE BONFIM

Tratores contratados pela prefeitura removem diques na localidade Bonfim



Hoje a comunidade do Bonfim teve uma grande vitória. Decisão judicial frustou a intenção da empresa Santa Elisa S/A, de propriedade de Dona Beatriz Machado, viúva de Manoel Machado, de reaver a posse de terras que já estavam ocupadas por populares da localidade do Bonfim há décadas. A defesa apresentou contestação com pedido de usucapião e hoje foi concedido o direito aos moradores da localidade Bonfim de ficarem em paz em suas casas.

Há alguns meses essa mesma empresa contratou seguranças armados nas redondezas da localidade, intimidando os moradores, e com tratores construiu diques em volta das casas, o que dificultava escoamento de água da chuva e esgoto das residências.

A prefeitura de Sobral deu todo apoio jurídico e logístico à luta da comunidade, que era encabeçada por Gilmar Bastos. Disponibilizou advogados, e, após a conquista, tratores para remover os diques que estavam atrapalhando a vida dos moradores.

Na sessão de hoje, Gilmar foi só agradecimentos ao prefeito. Com toda justiça. Mesmo com todos os ataques à administração municipal feitas pelo vereador, o prefeito demonstrou maturidade e sapiência para pensar no coletivo e atendeu as solicitações em nome do bem comum.

Que esse clima de respeito continue e que nossa população continue sendo beneficiada. Oposição se faz com respeito e responsabilidade!

Avante, Sobral!

CARRO DA CÂMARA É DESTRUÍDO EM ACIDENTE

Mitsubishi Triton (Acidente em maio de 2014)

Volkswagen Gol Trend (Acidente em Fevereiro de 2015)

Mais prejuízo!

Neste sábado(07) à tarde um veículo Gol modelo Trend 1.6 recém adquirido pela Câmara Municipal de Sobral foi parcialmente destruído em um acidente ocorrido no centro da cidade. É a segunda vez em menos de um ano que veículos da Câmara Municipal são seriamente avariados. Em maio do ano passado foi um utilitário Mitsubishi Triton, agora foi a vez do Gol. Da outra vez não houve nenhuma punição aos responsáveis pela avaria ou qualquer devolução de valores ao erário; e como aparentemente está tudo "frouxo", o caso volta a ocorrer. Quem perde? O povo, é claro.

Vamos então às questões que esse acidente levanta:

- O que um carro oficial fazia em circulação em pleno dia de sábado? Que serviços estavam realizando?
- Por que o carro não estava recolhido no fim de semana?
- Existia alguma ordem de serviço por parte da presidência da casa que autorizava a saída extraordinária do veículo?
- Quem estava dirigindo o automóvel? Seria essa pessoa autorizada a conduzir o carro?
- O carro estava no seguro?
- Quem é o vereador diretamente responsável pelo veículo?
- Por que a Câmara ainda não tomou a atitude óbvia de adesivar os carros oficiais?
- Quais vão ser as medidas tomadas por parte do presidente da câmara para apurar o ocorrido?


Parece até que nós pegamos no pé da Câmara Municipal, mas as coisas não param de acontecer. Que as autoridades responsáveis apurem os fatos e punam os responsáveis.

VEVEU DÁ UM "CANTO DE CARROCERIA" EM GEGÊ ROMÃO


Anotou a placa, Gegê?

Durante a inauguração do Centro de Saúde do Alto do Cristo -  que leva o nome da mãe do Vereador Gegê Romão, Sra. Maria Florêncio de Assis Romão - o prefeito Veveu, liderando a solenidade, deixou o parlamentar numa saia justa. Durante o evento, Clodoveu Arruda passou a palavra apenas para uma das filhas da "Dona Pequena", como era carinhosamente chamada a homenageada. Gegê, do outro lado, ficou raivoso e frustrado. O prefeito afirmou no momento que Gegê usaria as palavras na Tribuna da Câmara.

Comentam que deu-se o ocorrido porque o vereador tentava tomar para si o mérito da construção do posto de saúde, distribuindo inclusive panfletos pelo bairro instituindo a conquista como sua. Veveu, por outro lado, entendendo que a conquista era da comunidade, do governo municipal e da câmara como um todo, aparentemente não quis dar esse gostinho a Gegê.

Fala-se também que inicialmente o nome do posto seria em homenagem ao pai do ex-secretário de Sobral, Mário Parente, num projeto do Vereador Chico Jóia; porém Gegê Romão bateu o pé, brigou e mudou o nome para o de sua mãe. Isso pode ter desagradado a alguns.

O "canto de carroceria" foi forte!

NO AR "CAFÉ, PROSA E POLÍTICA", COM O EPISÓDIO "E A NOMEAÇÃO?"



No ar mais um programa "Café, Prosa e Política", com o episódio "E a nomeação?"
Nesta edição:

- O problema com a segurança no trânsito de Sobral
- Entrevista com Gleice Rodrigues a respeito do SENAI Sobral (Part. Mari Madeira)
- A polêmica nomeação do Procurador Legislativo da Câmara Municipal

Assistam e fiquem por dentro dos assuntos!
Caso gostem, não esqueçam de curtir e compartilhar.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

PRESIDENTE DA CÂMARA NOMEIA SÓCIO DE SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA COMO PROCURADOR


Eita sociedade boa, menino!


Dia 08 de janeiro de 2015 o Presidente da Câmara, José Crisóstomo Barroso Ibiapina "Zezão",  nomeou como Procurador Legislativo da Câmara Municipal o advogado Beethoven Fernandes Lopes, um dos sócios do seu empreendimento pessoal, o escritório "Fernandes Ibiapina Cruz Advogados".

Sim, a nomeação está dentro da legalidade. Mas onde está a ética? Deixamos a pergunta aos leitores.

Vendo a cólera que se instala no nosso país por conta do fisiologismo político e do tráfico de influências institucionalizado, devemos cada vez mais nos afastar desse tipo de prática. O poder público não é para beneficiar nosso pares, sócios, amigos ou vizinhos, e sim prestar um bom serviço à população, com o máximo de ética e transparência possível. Temos certeza que nossa Sobral possui muitos advogados que poderiam exercer o cargo com total propriedade e competência.
Só temos a lamentar com essa atitude da Presidência da Câmara de Sobral.
Que fique também o alerta à Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Sobral e ao Ministério Público do Ceará para que estejam alertas a qualquer atividade privada do Dr. Beethoven Fernandes, visto que, por força do art. 29 da Lei 8.906 de 1994, os advogados detentores de qualquer cargo comissionado que possuem atribuição de dirigência de Órgão da Administração Pública Direta não podem exercer qualquer outra atividade advocatícia que não seja relacionada a função que exerçam na esfera pública; e de acordo com a Lei Municipal que criou seu cargo, uma de suas atribuições é Coordenar a Assessoria Jurídica da Câmara. 

Veja:



Fiquem ligados nas próximas edições do programa "Café, Prosa e Política", onde trataremos do assunto com mais detalhes.

AO DESCOBRIR O ATUAL DONO DA PLACA OFICIAL 11 NO SENADO, ROMÁRIO DESISTE DE TER O NÚMERO PRO SEU CARRO


Baixinho e suas resenhas!

Romário assume sua cadeira no Senado e já tem um "causo" que provavelmente ainda vai ecoar muito nos corredores da Casa. O número 11 é sua marca registrada e é considerado por ele como um amuleto que o acompanhou em muitas das suas conquistas no futebol. Da mesma maneira, ele quer que esse número o acompanhe na política.

Depois de já ter conseguido o Gabinete 11 do Senado, Romário também queria o número estampando a placa de seu carro oficial; acontece que o número já estava ocupado por um dos Senadores da casa, e para conseguir o número, Romário teria que solicitar a troca diretamente ao parlamentar. Romário então perguntou de quem era a placa, e ao saber que pertencia a Fernando Collor, soltou um "deixa pra lá!"

Figura!

MUSEU DO ECLIPSE LEVA TELESCÓPIOS ÀS PRAÇAS DE SOBRAL


Programem-se!



O Museu do Eclipse de Sobral realizará, durante o mês de fevereiro, o Programa Estrelas na Praça, que leva às praças do Município, telescópios para a observação de corpos celestes. “Este é um programa que mantemos em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) desde 2010”, conta o Coordenador de Atividades e Divulgação Científica do Museu do Eclipse, Prof. Emerson Ferreira.


“A participação da população é sempre entusiástica já que é uma novidade e ficam curiosas e animadas em observar os planetas e estrelas, lembrando que, a viabilidade da observação dependerá das condições de visibilidade do céu”, concluiu.

Veja abaixo próximo horário e local:
10 de fevereiro de 2015 (terça-feira)
Local: Praça José Alencar Andrade
Lorário: 19h
Bairro: Pedrinhas