O governador Camilo Santana (PT) apresentou, na manhã de ontem, o Plano Estadual de Convivência com a Seca, durante sessão na Assembleia Legislativa. Segundo o chefe do Executivo Estadual, o plano, que é dividido nos eixos de segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica e conhecimento e inovação, pretende gastar mais de R$ 620 milhões em ações emergenciais de combate à seca no Estado. Outros quase R$ 5,5 bilhões deverão ser investidos a médio e longo prazos em ações estruturantes em parceria com a União.
As ações a curto prazo se resumem ao fornecimento de carros-pipa, construção de Estações de Tratamento de Água (ETAs), adutoras, poços, Sistema de Abastecimento de Água (SAA), transferência hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais e sustentabilidade econômica. O governo pretende, ainda, melhorar a operação da estação de bombeamento do açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e interior.
O conjunto de ações emergenciais apresentadas pelo governo pretende minimizar os danos causados pela estiagem que castiga o Estado do Ceará. Dos últimos cinco anos, em quatro deles as chuvas no Ceará ficaram abaixo da média histórica, que é de 800 mm.
Fonte: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário