terça-feira, 31 de março de 2015

"ARREGÃO?" - VEREADOR FREDIM FOGE DA RAIA MAIS UMA VEZ.



Conhecido por ser só ataques à administração Veveu Arruda e ao grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes, o vereador Fredim usa da Tribuna da Câmara, das emissoras de rádio e das conversas de calçada para tentar, a todo custo, desqualificar os políticos que ele se diz opositor; mas há algo curioso na postura do parlamentar e que já se repete há algum tempo: a fuga!

Parece que aquele ditado popular "cão que ladra não morde" se adequa ao vereador. Tá tão feio que já tem gente na cidade o chamando de parlamentar fanfarrão. São várias as ocasiões em que o edil foge ao debate quando alguma das pessoas que ele critica vai à Câmara Municipal de Sobral.

Vamos puxar pela memória:
  • Falava mal da gestão de Veveu Arruda, Prefeito de Sobral: quando ele foi à câmara, o vereador não se fez presente
  • Falava mal da gestão da Dra. Mônica na Secretaria de Saúde: quando ela foi à câmara, o vereador não se fez presente.
  • Falava mal do Professor Júlio César, Secretário de Educação: quando ele foi à Câmara, o vereador não se fez presente.
  • E agora, por último, também não se fez presente quando estava na Câmara Municipal o Secretário das Cidades Ivo Gomes, que ele já há algum tempo criticava.


Como se não bastasse o medo de encarar o opositor político, ainda ficou mais feio quando o vereador perdeu o debate na Câmara que tratava da administração da água e do esgoto do Distrito de Jaibaras, local que é reduto político do parlamentar.

Assim fica feio, vereador! Não deixe que o povo lhe chame de frouxo!

IVO GOMES VAI À CÂMARA MUNICIPAL E VISITA OBRAS DO CENTRO HISTÓRICO




Na noite desta segunda (30), o Secretário de Cidades do Governo do Ceará, Ivo Gomes, esteve presente na Câmara Municipal de Sobral para falar de assuntos relacionados à sua pasta. No evento, compareceram o secretariado municipal, vereadores e população. A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sobral na realizações de obras no Município foi a principal pauta da plenária. “A cidade com a maior demanda de projetos na Secretaria das Cidades, é Sobral. Com o fim das obras no Centro da, o Município terá o Centro Histórico mais bonito do Estado e um dos mais bonitos do Brasil, melhorando a economia, valorizando o sobralense e estimulando o turismo”, destacou o secretário.

Também presente no evento, o prefeito Veveu, em sua fala, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria das Cidades para a realização dos projetos em andamento em Sobral.
"Através da Secretaria das Cidades, do IPHAN e do Governo Federal montamos uma parceria que hoje beneficia milhares de sobralenses. Com o fim das obras do Sobral Novo Centro e a chegada do Minha Casa Minha Vida III, montaremos uma estrutura que servirá de exemplo para o País”, destaca.

Durante a manhã, Ivo visitou, junto de Veveu Arruda, as obras do Centro de Sobral, iniciando na Av. Dom José, passando pelo Becco do Cotovelo, Igreja do Rosário e Praça do Patrocínio. 



Com informações e Imagens da Imprensa Oficial do Município.

segunda-feira, 30 de março de 2015

CONFIRA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA TRIBUNA SOBRAL DO DIA 31/03/2015

MINISTRO DA FAZENDA DIZ QUE O AJUSTE FISCAL TEM QUE SAIR



O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse nesta segunda-feira (30) que não há margem para o país errar porque, se errar, perderá o grau de investimento pelas agências de classificação de risco, que avaliam se é um país é ou não um bom pagador de dívidas. 

"Não podemos admitir riscos de não completar o ajuste fiscal", disse o ministro, em evento em São Paulo, acrescentando que o governo pode criar novas despesas que demandem novos impostos.

Ele também voltou a defender as medidas fiscais, ressaltando que elas são necessárias para fazer com que a dívida pública volte a cair.

Fonte: Uol

ELABORAÇÃO DO PACTO FEDERATIVO CONTARÁ COM FHC, LULA E SARNEY



Os ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, serão convocados a colaborar com a formulação do novo Pacto Federativo.

Eles são convidados da Comissão Especial da Câmara dos Deputados dedicada a analisar, discutir e apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com sugestões de mudanças. A comissão se reuniu pela primeira vez, na semana passada, após a composição.

Fonte: Política com K

"FARRA DAS DIÁRIAS" DA CÂMARA DE SOBRAL COMPLETA 5 MESES SEM JULGAMENTO


Estamos confiando em você, Poder Judiciário!


Já passam mais de 5 meses, desde que o Ministério Público Estadual ajuizou uma Ação Civil Pública contra os vereadores da Câmara Municipal de Sobral Valfredo Linhares Ribeiro, José Crisóstomo Barroso Ibiapina e José Itamar Ribeiro da Silva, além do assessor parlamentar William Ramos Tavares. Desde então, o assunto vem sendo comentado pelos cidadãos sobralenses, mas atualmente o tom de decepção já começa a tomar conta. 

O Ministério Público, à épóca, constatou que o esquema, existente na gestão passada, seria comandado por José Crisóstomo Barroso Ibiapina, mais conhecido como “Zezão”, que hoje é o Presidente da Câmara. Para fins de comprovação e recebimento das diárias, eram fornecidos certificados falsos de empresas pertencentes a ele. As investigações mostraram ainda que, quando os cursos ocorriam, eram realizados pelo próprio parlamentar. Ele recebia diárias do Poder Legislativo para essas atividades, mesmo sendo o realizador dos cursos/seminários e o recebedor dos valores arrecadadados para a prestação dos serviços.

Empolgados com os recentes acontecimentos, em que "gente grande" vem sendo punida no Brasil, os sobralenses esperam que esse círculo virtuoso do cumprimento da lei chegue à nossa Sobral.

A ação foi ajuizada dia 23/10/2014, mas até agora não há decisão formal do juiz responsável pelo caso. A última movimentação do processo aconteceu dia 24/02/2015, justamente com uma manifestação do MPCE requisitando rapidez no julgamento da questão.

Estamos aguardando! E de olho, sempre!

sexta-feira, 27 de março de 2015

MPCE, POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR FAZEM MEGAOPERAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL E NA PREFEITURA DO CRATO




Uma operação do Ministério Público do Ceará (MPE) e das Polícias Civil e Militar está cumprindo, na manhã desta sexta-feira (27), 51 mandados de busca e apreensão como parte de uma investigação que apura supostas fraudes licitatórias na Prefeitura e na Câmara Municipal do Crato, no Cariri.

Chamada de “Hora da Verdade”, a ação conta com uma força-tarefa montada com nove promotores de Justiça e equipes policiais. Na lista de suspeitos estão secretários municipais, empresários, membros da comissão de licitação da Prefeitura, advogados e um vereador.

A operação está sendo realizada para a coleta de elementos de prova para a finalização das investigações, que indicam a existência de um suposto esquema de contratações indevidas, incluindo dispensas de licitação em favor de doadores de campanha do atual prefeito do Crato.

Também são apurados indícios de superfaturamento na contratação do transporte escolar e o recebimento, nos almoxarifados, de produtos diferentes e mais baratos do que os contratados pelo poder público. Além disso, a merenda escolar no município estaria estragada e com insetos.

Calcula-se que o valor das licitações investigadas chegue a mais de R$ 3,152 milhões. Os órgãos à frente da operação prometem apresentar um balanço geral ao final das diligências, na sede das Promotorias de Justiça do Crato, o que deverá ocorrer às 15 horas desta sexta-feira.

Fonte: Diário do Nordeste

EDUARDO CUNHA É VAIADO E HOSTILIZADO EM SP



O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi vaiado e hostilizado por manifestantes presentes nas galerias do plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, onde participa hoje da segunda edição da “Câmara Itinerante”, que discute a reforma política, o pacto federativo e a crise hídrica.

Exibindo faixas com frases como “Fora Cunha” e “Corrupto, Homofóbico e Machista”, um grupo de cerca de 20 manifestantes vaiou o presidente da Câmara e fez pedidos de instalação de uma Assembleia Constituinte para a realização da reforma política. Entre os manifestantes, estavam integrantes do movimento social de jovens “Juntos!”, que surgiu em 2011 e é supostamente ligado ao PSOL.
“Eu cumprimento os intolerantes”, disse Cunha, em resposta aos manifestantes. Como as vaias e protestos não cessavam e impediam Cunha de começar seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez, interrompeu a sessão e ordenou que as galerias fossem esvaziadas. 

Em seguida, o presidente da Câmara reafirmou a intenção de votar a reforma política em maio, após as 40 sessões da comissão de deputados que discute a reforma. “Ao fim das 40 sessões, [a reforma política] será levada ao plenário para ser votada. Haverão debates específicos e é claro que ninguém sabe qual é a proposta final”, disse Cunha.


Fonte: Valor Econômico

MÁRIO SÉRGIO CORTELLA É COTADO PARA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO



Com um portfólio de 15 livros escritos nos últimos cinco anos, o filósofo Mário Sérgio Cortella é cotado pela presidente Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Educação, na vaga aberta por Cid Gomes.

Colunista da rádio CBN e ‘habitué’ da imprensa em geral, ele trabalhou 17 anos ao lado do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. Com Freire, ele diz ter aprendido a ter humildade intelectual, “que é a capacidade de saber que não sabe tudo que pode ser sabido e saber que não é o único que sabe aquilo que pode ser sabido”.

Cortella sucedeu Freire na Secretaria de Educação da cidade de São Paulo entre 1991 e 1992, na gestão Luiza Erundina.

Fonte: Brasil247

quinta-feira, 26 de março de 2015

EX-VEREADOR ZÉ VYTAL SENTA O PAU NA CÂMARA DE VEREADORES NO PROGRAMA DO IZAÍAS NICOLAU





A coisa esquentou! Veja o que disse Zé Vytal sobre a atual Câmara de Vereadores de Sobral, em participação no Programa do nosso colega e amigo Izaías Nicolau.

VEREADORA DE SALITRE-CE É PRESA POR ASSALTOS E HOMICÍDIOS





Foi desarticulada uma quadrilha suspeita de executar vários crimes na cidade de Salitre e região, incluindo os municípios de Campos Sales e Picos, no Piauí. Entre os presos está uma vereadora de 52 anos!

Francisca Sales é suspeita de participação em assaltos a caminhoneiros, postos de combustível e casas lotéricas, além de formação de quadrilha e homicídios. No total, foram 8 prisões. Todos foram encaminhados à Cadeia Pública de Campos Sales, que fica próximo de Salitre.

O grupo era investigado há um mês e teve o mandado de prisão preventiva expedido nesta terça-feira (24), no mesmo dia em que foram presos. A ordem de prisão é assinada pelo juiz Marcelo Alencar Pereira de Matos, da comarca de Salitre.

“As pessoas que iam se desgarrando da quadrilha eles iam matando. Só esse ano foram cinco homicídios dessa forma”, disse o comandante do Destacamento Policial de Salitre, Paulo César.

Atualmente os presos permanecem à disposição da Justiça. Na delegacia, a vereadora negou todos os crimes e afirmou que iria provar que é inocente.

Francisca foi eleita em 2012 com 419 votos, 4,22% do total de votos válidos na cidade de Salitre. A polícia investiga se o dinheiro utilizado em sua campanha foi financiado pela quadrilha presa nesta semana.

PREFEITURA ENTREGARÁ NA PRÓXIMA QUARTA O CEI DO BAIRRO DOMINGOS OLÍMPIO


A solenidade de entrega do equipamento, que estava marcada para a noite desta quinta-feira (26), teve a data alterada para próxima quarta-feira (1º). O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Terezinha de Jesus Ponte Aragão é o 7º dos 20 CEIs que serão construídos em Sobral para ampliar o atendimento a crianças de 0 a 3 anos de idade. 

Com investimento de R$ 1.245.117,00, em recursos da Prefeitura de Sobral e do Governo do Estado do Ceará, o CEI do Domingos Olímpio terá capacidade para atender a 208 crianças de 0 a 5 anos, nas modalidade de creche e pré-escola. A estrutura conta com berçário com dormitório, lactário, refeitório, laboratório de informática, 4 salas de atividades, área de recreação, entre outros espaços.

Fonte: Blog Oficial da Prefeitura de Sobral

QUER QUE DESENHE?


terça-feira, 24 de março de 2015

AFASTADO POR ENVOLVIMENTO COM TRÁFICO JUIZ QUE MANDOU PRENDER A BANDA "PLANET HEMP" POR APOLOGIA ÀS DROGAS EM 1997.

"Matenha o respeito!"

O juiz Vilmar José Barreto Pinheiro foi condenado esta semana pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) à aposentadoria compulsória. Vilmar ficou conhecido após mandar prender, em 1997, os integrantes da banda Planet Hemp por apologia às drogas. 

O magistrado foi acusado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de receber R$ 40 mil para conceder a liberdade a um traficante quando exercia o cargo de titular da 1ª Vara de Entorpecentes e Contravenções Penais de Brasília.

Vilmar Barreto foi afastado por maioria dos votos: 11 a quatro, em processo administrativo que correu sob segredo de justiça e se arrastou durante dez anos. O conselho aplicou a pena máxima para o caso. Com a aposentadoria compulsória, o juiz não poderá mais exercer a magistratura, mas continuará recebendo salário do tribunal que em abril foi de R$ 28.761,43.

No Facebook, em um texto intitulado “Retrato da hipocrisia e falso moralismo da sociedade brasileira”, a banda informa aos fãs o ocorrido e chama a sociedade a desintoxicar a sua percepção. Na época da prisão dos músicos, o juiz também proibiu shows e a venda de discos, fitas e CDs da banda no Distrito Federal.


Fonte: Diário do Nordeste

PF APREENDE CARROS DE LUXO DE QUADRILHA CEARENSE DE ESTELIONATÁRIOS

Falta agora só revelar quem são os "171"!


A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quinta-feira (24), uma operação para desarticular grupo que fraudava contratos de financiamentos em agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF). Na operação, oito carros de luxo e um jatinho foram apreendidos. Entre os veiculos encontrados pelos agentes federais, estão os modelos Maserati, Audi, três BMW, duas Mercedes e um Porsche.

Além de os veículos de luxo, durante a operação da Polícia Federal também foi confiscado um avião avaliado em R$ 350 mil. “Para nossa surpresa, fora os automóveis de luxo, encontramos um avião que está avaliado algo em torno R$ 350mil”, disse.De acordo com o superintendente regional da Polícia Federal do Ceará, Renato Casarini Muzy, os valores dos veículos apreendidos ultrapassam os R$ 2 milhões. “Só o valor do Maserati, eu acredito que chegue aos R$ 750 ou R$ 800 mil”, afirmou Renato Casarini Muzy.

Ainda segundo Renato Casarini, todos os envolvidos no esquema tiveram os bens bloqueados. Os estelionatários trabalhavam em conjunto com gerentes de quatro agências da Caixa Econômica, em Fortaleza. Renato Casarini reforça que as investigações iniciaram há um ano e envolve 31 pessoas até o presente momento. Ele lembra que a quantidade de pessoas envolvidas e presas pode aumentar.

Fonte: G1/CE

segunda-feira, 23 de março de 2015

EMPRESÁRIOS COMEÇAM A PRIORIZAR FUNCIONÁRIOS SEM WHATSAPP



Cansado de dispensar funcionárias que trocavam clientes por um bate-papo no WhatsApp, o empresário de Uberlândia, Gilmar Gomes fez um anúncio com a seguinte frase: “Precisa-se de Vendedora com Experiência (OBS: Sem whatsapp)”.

Gomes disse que a ideia surgiu depois que 12 candidatas foram dispensadas em 15 dias pelo uso excessivo e sem controle do aplicativo. Só depois de tantas tentativas ele conseguiu contratar alguém que não faz uso de internet no trabalho.

“Elas vinham e entregavam currículo, mas não passavam no teste. Ao invés de atender as clientes, ficavam com o celular em mãos. Só se ouvia o barulho do aplicativo”, afirmou.

O empresário contou que trabalha há 15 anos no mercado de vendas e que atualmente tem encontrado dificuldades para arrumar boas funcionárias. “Eu não sabia mais o que fazer e foi então que surgiu a ideia. Antes de colar o papel na porta da loja, recebia quase 20 currículos por dia. Após o cartaz, em cinco dias não recebi nem dez. As pessoas passavam aqui e fotografavam o anúncio, outras riam e até comentavam as escritas, mas pedir emprego que é bom, nada”, comentou.

Fonte: G1

QUER QUE DESENHE?


ARTISTAS BRASILEIROS TÊM NOMES CITADOS NO "SWISSLEAKS"



Nomes da cultura nacional, ligados a música, TV, cinema e literatura, estão na lista dos 8.667 brasileiros relacionados a contas numeradas –cujos donos são identificados apenas por um código– na agência de “private bank” do HSBC em Genebra, na Suíça. Os dados dos arquivos se referem a 2006 e 2007, embora algumas contas já estivessem encerradas nessa época.

A investigação mostra também que há casos de personalidades que receberam dinheiro público para desenvolver atividades artísticas por meio de leis de fomento –como a Lei Rouanet e o Fundo Nacional de Cultura. Mas não é possível nem correto fazer uma conexão entre o dinheiro captado e os recursos que eventualmente circularam nas contas bancárias na Suíça.

Os arquivos da filial do HSBC em Genebra foram extraídos em 2008 por Hervé Falciani, que era técnico de informática do banco. Os dados foram obtidos em 2014 pelo ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos), organização sem fins lucrativos, com sede em Washington, nos EUA, que firmou parceria com o jornal francês “Le Monde” para investigar o caso, conhecido como SwissLeaks. No Brasil, UOL e “Globo” fazem a apuração com exclusividade.

Na tabela abaixo, o valores captados via Lei Rouanet pelos artistas brasileiros citados no SwissLeaks.


Fonte: Blog do Fernando Rodrigues/UOL

CAFÉ, PROSA E POLÍTICA - CID GOMES x EDUARDO CUNHA

sexta-feira, 20 de março de 2015

RENAN CALHEIROS DIZ QUE DEFENDE EXTINÇÃO DE MINISTÉRIOS (!!!?)

Quem não te conhece que te compre!


No dia em que a presidente Dilma Rousseff disse que não faria reforma ministerial, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), negou ao Blog o interesse do partido em ampliar cargos. 

“O PMDB não vai procurar ampliar os seus espaços no governo. Pelo contrário, o PMDB acha que já tem ocupado muito espaço, e nós estamos voltados para a construção de uma saída para o Brasil. E eu acho que é isso que está sendo cobrado pela sociedade”, disse Renan.

O senador também defendeu a PEC apresentada pela bancada do partido na Câmara para limitar em 20 o número de ministérios. 

“Não sei se cria desconforto. O que eu sei é que, para fazermos um ajuste no Brasil, não há como levá-lo adiante sem que haja também o ajuste do setor público. Nós temos no Brasil um excesso de ministérios, de cargos em comissão. Eu acho que, pelo menos enquanto perdurasse a redução da atividade econômica, nós deveríamos, sim, reduzir o número de ministérios e o número de cargos em comissão, consequentemente. Eu acho que, se essa agenda for colocada, ela será uma boa agenda para o país.”


Ok, Renan! Agora conta aquela do papagaio!


Fonte: G1

CID GOMES DISPARA NA OPINIÃO PÚBLICA CEARENSE E NACIONAL

Não abriu nem pro trem!


A política nacional, acostumada com a demagogia e hipocrisia que garante a seus atores o bom relacionamento nas rodas vestidas de paletó e regadas a café importado e whisky maior de idade, ficou estupefata com o "sincericídio" de Cid Gomes nesta última quarta-feira. O ex-ministro pediu desculpas a quem é honesto e se ofendeu com suas declarações na Universidade Federal do Pará, mas disse que não pode fazer nada por quem vestiu a carapuça, pois não retira o que disse e ainda reafirma que há, sim, alguns na Câmara que achacam a Presidenta Dilma Roussef.
Pra completar, Cid ainda apontou o dedo ao centro da mesa e disse que preferia ser acusado de mal-educado do que receber as acusações que ele (Eduardo Cunha) tinha nas costas.

A Câmara veio a baixo. Deputados revoltados por ouvir a verdade em sua casa, bradaram no plenário e espinafraram Cid Gomes até não poder mais; mas não adiantou. Em toda notícia que se vê na internet, a maioria dos comentários demonstra apoio à atitude "a la Ferreira Gomes" que desafiou a cara lavada dos parlamentares. Até no Ceará, opositores deixaram o orgulho de lado e elogiaram a postura do Ex-Ministro.

Mesmo com a perda do cargo e da possibilidade de estar na vitrine nacional como um destaque à frente de um importante ministério, há quem diga que o episódio de quarta-feira garantiu a Cid o que quatro anos como Ministro da Educação não lhe proporcionaria. Há também até quem use a frase "saiu do ministério para entrar na história". Ao que tudo indica, considerando a crise ética que  vive o país, a postura dos irmãos Gomes os fez ganhar ainda mais força na política cearense e brasileira.

Diante da imprevisibilidade dos próximos episódios da política, Cid Gomes se credencia de uma vez por todas como protagonista no cenário nacional e pode, quem sabe, angariar espaço para si ou alavancar mais ainda o nome de seu irmão Ciro como candidato à presidência em 2018.

quarta-feira, 18 de março de 2015

CONFIRA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA TRIBUNA SOBRAL DO DIA 17/03/2015

CONFIRA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA TRIBUNA SOBRAL DO DIA 16/03/2015

CONGRESSO NACIONAL APROVA ORÇAMENTO E TRIPLICA VERBAS PRA PARTIDOS

E não tava faltando dinheiro?

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de Orçamento de 2015, com uma alteração no texto original que triplicou o valor previsto para o Fundo Partidário, que reúne recursos a serem distribuídos aos partidos políticos de forma proporcional ao tamanho de suas bancadas na Câmara.

O projeto original do governo destinava R$ 289 milhões para o fundo, mas o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator da proposta, ampliou essa previsão em R$ 578 milhões. Com isso, o valor que será distribuído aos partidos políticos em 2015 foi fixado em R$ 867 milhões.
No total, o Orçamento de 2015 prevê R$ 2,96 trilhões em receitas. Como o projeto não foi aprovado até 31 de dezembro do ano passado, o governo estava limitado a gastar por mês, desde janeiro, 1/12 do valor previsto e somente em áreas emergenciais e em despesas de custeio, como pagamento de salários de funcionários e manutenção da máquina pública.

Após a sanção da proposta, essa limitação deixará de existir, e o governo poderá aplicar dinheiro em novos investimentos e programas. No entanto, diante das dificuldades econômicas do país, é possível que parte do Orçamento seja contingenciado.

Conforme Jucá, o montante reservado para o fundo partidário foi negociado com o governo e é menor que o reivindicado pelos parlamentares. “O pedido era para destinar R$ 2 bilhões para o fundo. Estabelecemos um valor possível de atender, que melhora a situação dos partidos e inicia o debate sobre o financiamento público de campanha”, disse.

Contrário à bandeira do PT de estabelecer o financiamento exclusivamente público, Jucá destacou que, neste caso, seria preciso ampliar ainda mais os recursos para o fundo. “Se tiver financiamento público, esse valor vai ter que ser muito maior. Seria preciso entre R$ 4 bilhões a R$ 5 bilhões.”

Fonte: G1

terça-feira, 17 de março de 2015

DILMA SE ENCONTRA COM LULA PARA AVALIAR MANIFESTAÇÕES



Eles se encontram sempre para conversar sobre política e conjuntura do País; este foi o 2º encontro em uma semana

Após enfrentrar manifestações contra o governo, a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorreu na noite desta segunda (16), no Palácio da Alvorada. Periodicamente, a presidenta se reúne com Lula para conversar sobre política e sobre a conjuntura do país.

Essa foi a segunda reunião entre Dilma e o ex-presidente em uma semana. Entre os participantes do encontro estavam os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto. O presidente do PT, Rui Falcão, também participou.

TEMER SE REÚNE COM MINISTROS PARA DEBATER PACOTES ANTICORRUPÇÃO

(Foto: Agência Brasil)


O vice-presidente da República, Michel Temer, ofereceu um café da manhã nesta terça-feira (17), em sua residência oficial, para debater com ministros e líderes da base governista na Câmara detalhes do pacote anticorrupção que o governo federal pretende encaminhar ainda nesta semana para o Congresso Nacional. No encontro, que iniciou por volta das 8h30, o vice coletou sugestões dos aliados para a proposta.

O pacote anticorrupção é a principal aposta do Executivo para atender às cobranças de parte da população aos recentes escândalos de corrupção, como o esquema que desviava dinheiro da Petrobras. Após ouvir as sugestões dos deputados federais, o governo se reunirá na tarde desta terça com líderes da base aliada no Senado para debater o projeto.

No último domingo (15), ao final das manifestações que levaram milhares de brasileiros para as ruas para protestar contra a presidente Dilma Rousseff, o governo anunciou que iria apresentar nos próximos dias uma série de medidas de combate à corrupção e à impunidade.

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a reunião desta terça-feira serviu para rearticular a base governista. Ao final do encontro, que durou quase três horas, o petista relatou que os integrantes do governo e os parlamentares discutiram os pontos centrais das medidas que devem ser anunciadas, mas não deu detalhes sobre o pacote.

"É uma reunião que visou fazer uma discussão política do momento e das medidas que vão ser anunciadas. Foi colocado os pontos centrais, ainda não detalhados, do pacote anticorrupção que será anunciado nas próximas horas e também a necessidade da votação do ajuste", contou Guimarães.


Fonte: G1

DEPUTADO DO PP CHAMA SEU PRÓPRIO PARTIDO DE "PROSTITUTA"



Incluído na lista dos políticos a serem investigados pela Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) destoa de seus colegas: em vez de atacar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como tem feito a maioria, descarrega sua indignação contra o seu próprio partido, o PP, e o Palácio do Planalto. Para o deputado, o Partido Progressista “acabou faz tempo” e não passa hoje de uma “prostituta”.

“Só estou na lista porque sou PP”, resumiu, negando ter recebido qualquer vantagem indevida do esquema de corrupção da Petrobras. Para ele, seu partido perdeu qualquer configuração ideológica e vive uma eterna disputa interna de poder. “O que é o PP dentro desta Casa? Pergunta o que o PP pensa sobre reforma política. Não pensa. Pergunta o que pensa sobre reforma tributária. Não pensa. Pergunta o que pensa sobre qualquer coisa. Não pensa. Está sempre se defendendo de um lado pro outro. Então, sob o ponto de vista político, o PP acabou faz tempo. O PP estava no mensalão. Agora, ainda virou a prostituta do processo. O governo jogou tudo no colo do PP”, disparou o deputado.

Considerado uma das surpresas da lista de Janot, devido ao distanciamento que sempre manteve em relação à cúpula da legenda, Goergen demonstra mágoa com as lideranças de seu partido e desalento com a vida pública. Chegou a questionar à reportagem se valeria a pena se reerguer politicamente. Na última segunda-feira (9), o deputado chorou copiosamente ao anunciar que se licenciaria do diretório estadual do PP. Na ocasião, também pôs à disposição dos investigadores a quebra de todos os seus sigilos (bancário, fiscal, telefônico etc).

Fonte: Congresso em Foco

CAFÉ, PROSA E POLÍTICA MANIFESTAÇÕES DOS DIAS 13 E 15 DE MARÇO: OPINIÃO

segunda-feira, 16 de março de 2015

É REALIZADO AMANHÃ O "DIA D'ELA" EM SOBRAL




Serviços e oficinas de beleza foram preparadas para as mulheres no “O DIA D’ELA”, que acontecerá nesta terça-feira (17), a partir das 8h, no Centro de Convenções. Promovido Prefeitura de Sobral, o evento faz parte da programação do Mês da Mulher e segue até as 17h, com entrada é gratuita.

Serão oferecidas oficina de cortes e penteados, oficina de spa dos pés e estética e oficina de cupcake e bolo de pote, além da prestação de serviços como corte de cabelo e unhas, limpeza de pele e maquiagem e Designer de sobrancelhas.

O DIA D’ELA é coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o SENAC, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Sobral (ACIS), Pinheiro Supermercado, AGE Profissional, Centro Especializado em Emagrecimento e Estética (EMAGRECENTRO), Salão de Beleza Miss Hollywood e Sobrancelhas Design.

Fonte: Blog Oficial do Município

JUSTIÇA CONDENA LEVY FIDELIX POR CONTA DE DECLARAÇÕES HOMOFÓBICAS



O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou na última sexta-feira (13) Levy Fidelix, ex-candidato do PRTB à Presidência, ao pagamento de R$ 1 milhão de indenização por danos morais a movimentos Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) devido a declarações realizadas durante um debate nas eleições de 2014.

O valor, corrigido, será destinado a ações de promoção de igualdade da população LGBT.

A sentença é em primeira instância e cabe recurso. A ação civil pública foi ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e alegou que, durante um debate presidencial transmitido em 28 de setembro de 2014, o candidato usou expressões como “dois iguais não fazem filho" e que "aparelho excretor não reproduz" ao se referir a casais homossexuais.

Ele respondia a perguntas da então candidata Luciana Genro (PSOL) sobre “o motivo pelo qual muitos daqueles que defendem a família se recusam a reconhecer o direito de casais de pessoas do mesmo sexo ao casamento civil”. “O candidato teria afirmado ainda que o mais importante é que a população LGBT seja atendida no plano psicológico e afetivo, mas ‘bem longe da gente’”, defendeu a defensoria na ação.

Fonte: G1

AÉCIO NEVES ACOMPANHOU AS MANIFESTAÇÕES DE SEU APARTAMENTO NO RIO



O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), passou o domingo em seu apartamento na Avenida Vieira Souto, orla do Rio, em Ipanema, mas não participou do protesto em Copacabana, a poucos quilômetros de distância. Aécio foi visto na janela do apartamento vestindo uma camisa amarela da seleção brasileira e falando ao telefone. Nesta tarde ele chegou a divulgar um vídeo no Facebook pedindo para que a população não se disperse.

"Esse 15 de março vai ficar lembrado para sempre como o Dia da Democracia. O dia em que os brasileiros se vestiram de verde e amarelo e foram para as ruas se reencontrar com as suas virtudes, seus valores, seus sonhos. Depois de refletir muito, eu optei por não estar nas ruas neste domingo, para deixar muito claro quem é o grande protagonista destas manifestações. E ele é o povo brasileiro, o povo cansado de tantos desmandos, de tanta corrupção. Mas o caminho só está começando a ser trilhado. Por isso, não vamos nos dispersar!", afirmou o tucano.

A postagem de Aécio no Facebook está dividindo os internautas. Enquanto alguns elogiam a fala do tucano, outros criticam o PSDB e o senador e cobram a presença dele na rua. "Sai do apartamento e vai para rua!!!", disse a internauta Miliane Rocha. "Por que você não vai para a rua", questionou Djane Amaral. "Lugar de mostrar insatisfação é na rua! #VaiPraRuaAécio", disse Jarlene Costa Silva. Até às 16h30, a postagem já contava com quase 70 mil curtidas e mais de 10 mil compartilhamentos.

Fonte: Estadão
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,nao-vamos-nos-dispersar-diz-aecio-em-video,1651244

PF VOLTA A PRENDER EX-DIRETOR DE SERVIÇOS DA PETROBRAS



A Polícia Federal voltou a prender, nesta segunda-feira (16), o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato de Souza Duque, apontado como operador do PT no esquema desmontado pela Operação Lava Jato. A ação faz parte da 10ª fase da Lava Jato, batizada de “Que país é esse?”, em alusão à frase dita pelo ex-diretor ao ser preso pela primeira vez, em novembro do ano passado. Desta vez, Duque foi preso em sua casa no Rio de Janeiro em caráter preventivo. Nesta nova etapa, a PF apura os crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso, fraude em licitação e associação criminosa, informa a TV Globo.

Ao todo, são 18 mandados – 12 de busca e apreensão, quatro de prisão temporária e dois de prisão preventiva. Além de Duque, também foi preso em caráter preventivo o empresário e lobista de origem libanesa Adir Assad, investigado na CPI do Cachoeira por operações envolvendo a Delta Engenharia. Todos os presos devem ser levados para Curitiba, onde estão concentradas as investigações contra acusados sem foro privilegiado.

Em depoimento, o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, um dos delatores do esquema, disse que empresas de fachada ligadas ao lobista Adir Assad foram utilizadas pelo Grupo Toyo Setal, do qual ele era representante, para simular ao menos seis contratos de prestação de serviços para pagar propina a Renato Duque.

Fonte: UOL

sábado, 14 de março de 2015

UMA SÉRIE DE BOATOS SE ESPALHA PELAS REDES SOCIAIS. NÃO CAIA!

Telefone sem fio e sem noção..


Pegando carona dos protestos marcados para esse fim de semana, uma série de "correntes" se espalham pelo Whatsapp e pelo Facebook, criando uma série de situações que não correspondem com o mínimo da razoabilidade.


Conheça os tais boatos (se é que já não foi mais um atingido por eles):

1 – Guerra Civil à vista. Estoque mantimentos!

Um áudio que circula nas redes sociais aponta que a "Inteligência das Forças Armadas" do Brasil está nas ruas e recomenda que as pessoas estoquem mantimentos para a Guerra Civil que deverá ocorrer entre as forças de direita e de esquerda. Primeiro vai ocorrer a intervenção militar de direita e, depois, a de esquerda.

Em uma das versões, uma pessoa se identifica como "ex-soldado Carvalhal e agora sargento Ferreira" e diz que a informação é sigilosa. Porém, no final, diz que a informação "está sendo vazado propositalmente" e pede o compartilhamento.

Em resposta, o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) informou, por meio de nota, que "os áudios veiculados nas mídias sociais não tem origem no Exército Brasileiro".

2 – Lula e Stédile planejam golpe de esquerda

Uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocando "o exército de João Pedro Stédile e do MST" para os protestos tem sido interpretada como uma tentativa de golpe de esquerda. A declaração de Lula foi dada durante um ato em defesa da Petrobras, no dia 24 de fevereiro. Além de Stédile, tropas venezuelanas também iriam ajudar na guerra.

No evento, Lula disse esperar que os movimentos sociais se mobilizem para defender as conquistas do governo do PT.

3 – Novo golpe militar está à vista

Assim como há pessoas falando em ditadura comunista, também fala-se em golpe militar no dia 15. Até uma suposta foto de exército marchando rumo à Brasília está circulando na web.

Em resposta sobre a possibilidade de um golpe, o Exército informou, por meio de nota, que pauta suas ações conforme o previsto na Constituição Federal. Assim, não cabe à Força Terrestre apresentar juízo de valor em relação aos assuntos políticos da Nação.

4 – Dilma vai confiscar a poupança no dia 18/3

Alguns posts em redes sociais afirmam que, no dia 18 de março, o governo vai confiscar o dinheiro das poupanças. Logo que a informação começou a se espalhar, o Ministério da Fazenda desmentiu a informação.

Não é a primeira vez que isso acontece no ano. A primeira promessa havia acontecido no dia 13 de fevereiro e dizia que o confisco seria no dia 17. Assim como da outra vez, o Ministério da Fazenda fez o desmentido.

5 - Dilma vai tirar o Facebook do ar

Esse boato é velho, mas ganha força sempre quando há instabilidade política no Brasil. Uma rápida busca no Google em com "é verdade que Dilma vai..." é completada com "desativar", "cancelar" e "fechar" o Facebook.

Para o Facebook ser tirado do ar, existiria apenas dois caminhos. O primeiro seria o governo entrar uma ação na Justiça e ela teria que ser julgada procedente. Na página da AGU não há nenhuma referência a qualquer tentativa de processo do governo contra o Facebook.

O segundo passo (e muito mais improvável) seria o governo publicar um MP extinguindo o Facebook. Não só o governo tem motivações para fazer isso (até porque Dilma e o governo usam a rede social como ferramenta de divulgação de material) como também não há nenhuma Medida Provisória que aponte para isso.

Com informações do Portal UOL

ATOS PRO-DEMOCRACIA E PRO-PETROBRAS ACONTECEM EM TODO BRASIL



Integrantes de movimentos de esquerda e cidadãos que não concordam com a "solução impeachment" se reuniram em diversas cidades do Brasil para manifestar apoio à Democracia e à Petrobras, além de levantarem outras bandeiras, como o do combate à corrupção, votação da reforma política, retirada das Medidas Provisórias conhecidas como "pacote de maldades", etc.
Os maiores movimentos foram em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Em Fortaleza, o ato contou com a presença de 500 pessoas reunidas na Praça da Imprensa.

Em São Paulo, onde houve o maior número de pessoas, o evento iniciou-se na Avenida Paulista, indo até o centro da cidade. Segundo estimativa da Polícia Militar (PM) divulgada por volta das 18h22, 12 mil pessoas participaram dos atos na Avenida Paulista. O sindicato dos professores estima que 10 mil educadores participaram de assembleia realizada no Masp. Ao fim da assembleia que decidiu greve na rede estadual, os professores caminharam com os sindicalistas e integrantes de movimentos sociais até a Praça da República, no Centro. Além da defesa da Petrobras, os militantes também reivindicaram direitos dos trabalhadores, pediram reformas agrária e política. Houve ainda a defesa do governo da presidente Dilma Rousseff e cobrança de uma política econômica que gere empregos.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, comemorou o resultado dos atos pelo país, pediu o fim da tentativa de criar um terceiro turno das eleições e cobrou redirecionamento da política econômica. "Foi um sucesso extraordinário. Manifestação em todas as capitais pelo direito dos trabalhadores, pela democracia, contra qualquer tipo de retrocesso, em defesa da Petrobras como empresa pública e solicitando para o Brasil que nós tenhamos condição de crescer com uma política econômica voltada para o crescimento", disse o presidente da CUT.

No mesmo dia, 50 pessoas se reuniram na Avenida Paulista em ato a favor do Impeachment de Dilma, porém não houve conflitos.

quinta-feira, 12 de março de 2015

DILMA NEGA BOATOS E REITERA CONFIANÇA EM MERCADANTE



Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, presidente negou que tenha recebido de Lula a sugestão de mudança do ministro.

Em resposta a matérias veiculadas na imprensa, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República negou hoje (11), em nota oficial, o rumor de que a presidenta Dilma Rousseff tenha recebido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sugestão de mudança na chefia da Casa Civil, que tem como atual titular o ministro Aloizio Mercadante.

“O ministro Aloizio Mercadante tem total confiança da presidenta e seguirá cumprindo suas funções à frente da Casa Civil”, destaca a nota.

Coluna do jornal O Globo publicou na edição desta quarta-feira a informação de que o ex-presidente Lula teria aconselhado Dilma a fazer mudanças na Casa Civil e reorganizar o Planalto. A versão online da Folha de S. Paulo traz texto em que afirma que Dilma tem intenção de retirar Mercadante de missões na área de articulação política do governo sem ter, no entanto, o objetivo de retirá-lo do comando da pasta.

Mercadante assumiu a Casa Civil no início de fevereiro, em substituição a Gleisi Hoffmann que deixou a pasta para concorrer ao governo do Paraná nas eleições de outubro de 2014. Antes, ele comandava o Ministério da Educação.

Fonte: IG

CAFÉ PROSA E POLÍTICA - DR. ESTEVÃO: MÉDICO OU VEREADOR? CÂMARA NÃO SE PRONUNCIA


quarta-feira, 11 de março de 2015

EM PLENÁRIO DO SENADO, ANASTASIA SE DEFENDE DA "LISTA DA LAVA JATO"



O senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) foi ao plenário do Senado na tarde desta terça-feira para se defender após seu nome ter constado da lista de políticos investigados na Lava Jato. Anastasia descreveu sua trajetória política, como governador de Minas Gerais por dois mandatos e agora como senador, e agradeceu a solidariedade e a confiança dos mineiros.

"Em janeiro deste ano, é lançada contra mim uma infâmia de grandes proporções, de forma cruel e covarde", disse em seu discurso. Anastasia afirmou que passou até a refletir se a vida pública vale a pena e que, "a despeito o imenso sofrimento" a que está submetido e do "absoluto sentimento de injustiça", "a vida pública vale a pena e os desafios têm de ser enfrentados". "Não podemos permitir que os homens de bem se afastem da vida pública", completou Anastasia.

O senador tucano argumentou serem falsas as acusações feitas pelo policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, denunciado pelo Ministério Público Federal na operação Lava Jato suspeito de transportar valores em nome do doleiro Alberto Youssef. Em depoimento, Careca, disse ter levado R$ 1 milhão em dinheiro a uma casa em Belo Horizonte e que o destinatário seria Anastasia.

Além de Aécio, os senadores tucanos Tasso Jereissati (CE), Aloysio Nunes (SP), José Serra (SP) e Álvaro Dias (PR) também se pronunciaram em defesa de Anastasia. Parlamentares de outros partidos, como Fernando Bezerra (PSB-PE), José Agripino Maia (DEM-RN), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Ana Amélia (PP-RS) também pediram a palavra para dar apoio ao senador Anastasia.(AE)

Fonte: Diário do Poder

EM BASTIDORES, CALHEIROS SE DIZ OPOSIÇÃO A DILMA



“Não é independência, é oposição. E é um movimento sem volta. Não existe a hipótese de ele voltar a apoiar esse governo”. O governo em questão é o de Dilma Rousseff. “Ele” é o presidente do Senado, Renan Calheiros, de quem o autor da frase acima é um dos interlocutores mais frequentes. Por trás de tamanha indignação, um fato – a inclusão de Renan entre os políticos que responderão a inquéritos criminais por envolvimento com o desvio de recursos na Petrobras – e várias interpretações.

Uma delas é bastante aceitável. O Planalto adorou mesmo ver o sulfuroso noticiário sobre a Petrobras mudar de cenário, migrando lá para o Congresso, no outro lado da Praça dos Três Poderes. Deu até uma mãozinha, vazando que Renan e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, estavam entre os políticos incluídos na famigerada “lista de Janot”. Pode-se, pois, concluir: se não jogou deliberadamente a crise da Petrobras no colo do Congresso, como se tornou voz corrente na Câmara e no Senado, o governo no mínimo se alegrou com a perspectiva de enfraquecimento de um desafeto assumido (Cunha) e de um aliado que Dilma e arredores sempre consideraram “complicado” (Renan).

Menos substância tem o sentimento, compartilhado por Renan, Cunha e quase todos os “listados”, de que o governo teve ação determinante na escolha dos nomes que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, submeteu ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao encaminhar os pedidos de inquérito contra as autoridades com foro privilegiado denunciadas pelos delatores da Operação Lava Jato.

Fosse assim, não teria Janot proposto inquérito contra dezenas de políticos governistas e apenas um da oposição. Nem teria deixado em dúvida a origem dos recursos usados na campanha presidencial de Dilma em 2010. Não descartou, nem confirmou, a possibilidade de aquela campanha ter contado com dinheiro subtraído ilegalmente da Petrobras.

Apenas disse que não lhe competiria investigar o fato, já que a Constituição impede a “investigação do presidente da República, na vigência de seu mandato, sobre atos estranhos ao exercício de suas funções”.

Fonte: UOL

CONFIRA COMO FICARÁ O REAJUSTE DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA



Segundo informações trazidas por alguns senadores, foi fechado um acordo para a nova tabela de correção do Imposto de Renda. A correção escalonada será um meio termo entre as propostas iniciais do governo e a contraproposta apresentada pelo Congresso mais cedo.

A tabela acordada é a seguinte: o maior reajuste, de 6,5%, será para a primeira (isenta) e a segunda faixas de renda, aquelas nas quais os rendimentos mensais do contribuinte são mais baixos. A terceira faixa terá reajuste de 5,5%, a quarta de 5% e a quinta de 4,5%.


De acordo com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a presidente Dilma Rousseff deve encaminhar uma medida provisória com a nova tabela ainda nesta terça-feira (10) ou, no máximo, na quarta-feira (11). Segundo o ministro, o impacto nas contas do governo será de mais de R$ 6 bilhões e 25 milhões de brasileiros serão beneficiados pelo reajuste.O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), disse que o acordo não contou com o apoio da oposição. "O governo quer apenas aumentar a carga tributária", disse o senador, ao garantir que a oposição será favorável à derrubada do veto da presidente ao reajuste de 6,5% para todas as faixas.

terça-feira, 10 de março de 2015

JUCA KFOURI CRITICA PANELAÇO QUE OCORREU DOMINGO



Para jornalista, “panelaço” ocorrido ontem em algumas cidades do Brasil “não foi contra a corrupção”, “foi contra o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade”

O jornalista Juca Kfouri se manifestou em seu blog sobre o “panelaço” ocorrido ontem (8), em algumas cidades do Brasil, durante o pronunciamento de Dilma Rousseff (PT). Para ele, o evento, ocorrido “não foi contra a corrupção”. “Foi contra o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade”, escreveu.

FHC DIZ SER CONTRA IMPEACHMENT E O COMPARA A UMA "BOMBA ATÔMICA"



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, principal líder do PSDB e, portanto, da oposição, já tem uma posição clara diante da crise: nem apoio ao impeachment nem pacto com o PT.

Nesta segunda-feira, FHC disse que o horizonte mais provável é de que o governo "fique cozinhando o galo em fogo brando" nos próximos quatro anos. Mas ressalvou que, em política, "nada é impossível". E criticou Lula:

" Ele quer é acusar. Ele é o bom, nós somos os maus. Então, não há como dialogar com quem não quer dialogar."

"Como todo brasileiro, (vejo a situação) com muita preocupação. Sem esperança, não vendo uma saída. É um momento bastante sombrio", diz o ex-presidente sobre a situação atual do país."

FHC pondera sobre o impeachment:

— Impeachment não é uma coisa desejável e ninguém se propõe a liderar isso. O PT usa o impeachment para dizer que o PSDB quer, mas não é verdade. Impeachment é como bomba atômica, é para dissuadir, não para usar. Eu não posso dizer que seja impossível, porque as coisas não são assim em política. Mas o horizonte mais provável não é que vá para esse lado.

Fonte: RBS

PRESOS DA "LAVA JATO" USARAM CELULAR E COMERAM "COSTELA" NA PRISÃO, DIZ COSTA



O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou, em depoimento prestado no acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal, que ele e outros presos na Operação Lava Jato usaram celular e comeram “costela” na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. O uso de aparelho telefônico é vetado em qualquer penitenciária no Brasil. Segundo Costa, o celular era do doleiro Alberto Youssef, que mantinha dinheiro "em espécie” na cadeia.

As declarações foram prestadas pelo ex-diretor da Petrobras ao MPF e à Polícia Federal no ano passado e estavam em segredo de justiça. Na última sexta (6), o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o fim do sigilo ao abrir inquérito para investigar 49 pessoas, entre as quais 47 políticos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras e, a partir desta segunda (9), o Supremo disponibilizou o conteúdo dos depoimentos.


No depoimento, Paulo Roberto Costa diz ter ouvido de Youssef “que o próprio teria providenciado o ingresso do aparelho [celular] na carceragem”. Costa admite que utilizou o telefone por duas vezes para falar com a família.

Na delação, o dirigente da estatal também fala da alimentação nas celas da PF. Segundo ele, Youssef pagava pela comida e que, em uma ocasião, foi servida costela aos presos da Lava Jato.

“[Paulo Roberto Costa afirma] que também foi entregue comida nas celas, mediante pedidos dos carcereiros, não sabendo qual deles teria feito o pedido, sendo que em uma dessas oportunidades foi servida costela; que quem pagava a comida era Alberto Youssef, o qual era o único que possuía dinheiro em espécie dentro da custodia”, diz trecho do texto do depoimento.

Fonte: G1

segunda-feira, 9 de março de 2015

PF INICIARÁ NOVAS DILIGÊNCIAS DA "LAVA JATO"



A Polícia Federal deverá iniciar nesta semana novas diligências da Lava Jato referentes aos 21 inquéritos autorizados na última sexta-feira (6) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. Também poderá ocorrer nesta semana a entrega de pedidos de investigação de governadores citados na Lava Jato. Os pedidos serão feitos pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Superior Tribunal de Justiça, foro responsável pela investigação de governadores.

Ao todo, são 21 inquéritos para investigar indícios do envolvimento de 49 pessoas - das quais 47 políticos – em esquema de corrupção na Petrobras. O pedido para abrir as investigações foi encaminhado pela PGR ao Supremo na última terça-feira (3).

Entre as atividades que serão realizadas pela PF está a coleta de gravações de entrada e saída de parlamentares da Petrobras e a oitiva de executivos de empreiteiras envolvidas. Parte dessas tarefas já vinha sendo cumprida pela Polícia Federal desde 2014 e deverá ser intensificada nos próximos dias.

A PF também passará a ouvir o depoimento dos políticos que estão sendo investigados, assim como daqueles que foram citados pelos delatores como responsáveis, por exemplo, pela entrega de dinheiro às autoridades. Deverá ser feita, ainda, a coleta das agendas públicas de autoridades citadas na Lava Jato. Gravações feitas por circuito interno de televisão de hotéis onde ocorreram encontros de membros do esquema também deverão ser solicitados.

Fonte: G1

EXPECTATIVA COM O PRONUNCIAMENTO DE CID GOMES NA CÂMARA FEDERAL



É grande a apreensão com relação à presença do Ministro Cid Gomes no Plenário da Câmara Federal nesta quarta-feira (11), às 15 horas, para explicar a declaração em que se referiu a deputados como "achacadores" do governo. A convocação do ministro foi aprovada na semana passada. 

Durante visita à Universidade Federal do Pará, Cid Gomes teria dado a seguinte declaração: “Tem lá [no Congresso] uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”. O pedido de convocação foi apresentado pelo DEM.

Muitos esperam uma posição mais enérgica do Ministro, continuando no tom de críticas; outros esperam que ele seja mais brando e melhore a relação com a Câmara, com a finalidade de não piorar mais ainda as relações do legislativo com o Planalto.

Do outro lado, o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, por birra disse que não colocaria em pauta a votação da criação da Autarquia Federal que acompanharia as atividades das instituições de ensino superior no Brasil.

Cunha só pautará o projeto se for obrigado por um pedido de regime de urgência constitucional feito pela presidente Dilma Rousseff - o que faria a proposta trancar a pauta se não fosse votada em até 45 dias.

CAFÉ, PROSA E POLÍTICA - A FARRA DOS CARROS OFICIAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL: QUEM VAI PAGAR AS MULTAS?!


sábado, 7 de março de 2015

FARRA DOS VEÍCULOS OFICIAIS DA CÂMARA DE SOBRAL: CONFIRA AS MULTAS!



Há algumas semanas atrás, denunciamos no programa Café, Prosa e Política a "farra dos carros oficiais", em que carros da Câmara Municipal estavam sendo sinistrados, sem a menor transparência com relação ao que ocorria depois do acidente e uma série de infrações cometidas em uso dos veículos, gerando multas e mais multas, sem que a Mesa Diretora informasse os condutores dos carros no momento das infrações ou o responsável pelos mesmos.

Pois bem! Como nós "matamos a cobra e mostramos o pau", finalmente tivemos acesso a mais detalhes de ALGUMAS das infrações cometidas em uso dos veículos oficiais da Câmara Municipal de Sobral e vamos compartilhar com nossos leitores os detalhes desse absurdo. Confira com seus próprios olhos:









É MOLE?!?!?


Infrações cometidas desde 2012 ainda não foram quitadas!

Aí ficam a peguntas:

  • Como esses carros estão sendo licenciados, se as multas ainda estão pendentes?! Os carros estão rodando de maneira irregular?
  • O que esses carros faziam tanto em Fortaleza, Caucaia e Forquilha? Onde estão as Ordens de Serviços especificando que havia demandas a serem realizadas nessas cidades?
  • Afinal, a Câmara Municipal (povo) vai ter que pagar essas multas, no fim das contas? O certo é que o vereador responsável ou o motorista no momento das infrações paguem!
  • Essa Pajero estava apostando corrida no momento da infração do dia 08/01/2013? 50% ACIMA DA VELOCIDADE PERMITIDA NA VIA.
  • Quem são os vereadores responsáveis por esses veículos?

Com a palavra os vereadores e a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sobral.