domingo, 21 de junho de 2015

PRIMEIRO MINISTRO GREGO PROPÕE ACORDO PARA EVITAR CALOTE AO FMI



O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apresentou neste domingo propostas para um acordo financeiro com credores para evitar o calote. Ele conversou por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Entre as concessões que devem ser feitas pelo governo grego estão três tipos de taxa do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), em 6,5%, 13% e 23%, propostos anteriormente e já negados pelas instituições credoras.

No entanto, Atenas estaria disposta desta vez a mudar a incidência do tributo sobre alguns alimentos e o setor hoteleiro para aumentar as receitas fiscais, como pedem os credores –Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Quanto à previdência, o governo estudaria abolir as aposentadorias antecipadas a partir do próximo ano, o que geraria uma economia de 200 milhões de euros, assim como reduzir as pensões complementares mais altas.

A Grécia precisa pagar 1,6 bilhão de euros ao FMI (Fundo Monetário Internacional), mas afirma que sem os € 7,2 bilhões da última parcela do socorro de € 240 bilhões recebido nos últimos cinco anos de credores, não terá como honrar a dívida.

Fonte: UOL Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário