O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Universidade de Fortaleza (Unifor) assinarão convênio de cooperação mútua para facilitar a solução de conflitos em processos que tramitam no Poder Judiciário. Inicialmente, o Tribunal montará projeto-piloto utilizando a experiência da Unifor que já oferece, inclusive, curso de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos.
O primeiro encontro para firmar a parceria aconteceu nesta segunda-feira (08/06), no Palácio da Justiça. A presidente do Tribunal, desembargadora Iracema Vale, recebeu a visita da reitora da universidade, professora Fátima Veras, da vice-reitora, professora Lilia Sales, e da professora Katerine Macedo, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da instituição.
Também participaram da reunião o desembargador Francisco Gladyson Ponte, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, e o juiz auxiliar da Presidência, Francisco Luciano Lima Rodrigues. Os dois magistrados coordenarão grupo de trabalho que fará diagnóstico das demandas jurídicas que poderão ser solucionadas por meio da mediação.
O desembargador Gladyson defende a mediação como eficaz método alternativo de solução de conflitos porque proporciona à sociedade um Judiciário mais célere. Ele informou que a Justiça estadual conta com as centrais de Conciliação do 1º e 2º Graus, além dos polos que serão criados no Interior, com apoio de juízes, servidores e estagiários.
Fonte: Política com K
Nenhum comentário:
Postar um comentário